quinta-feira, 4 de junho de 2015

A Propósito do Racismo, do Amor...

A PROPÓSITO DO RACISMO, DO AMOR ...

?!?!?"Nem sempre a Igreja entende - e pode levar séculos ou milênios para que seus olhos sejam abertos."?!?!?

Extratos do livro  de Philip Yansey
"ALMA SOBREVIVENTE"
Cap. 3 - Martim Luther King Jr

"O ódio e a amargura jamais poderão curar a doença do medo; só o amor pode fazer isto. O ódio paralisa a vida; o amor a liberta. O ódio confunde a vida; o amor a harmoniza. O ódio escurece a vida; o amor a ilumina".

Só existe uma coisa que me perturba mais do que os pecados do passado: o pecado que não enxergo hoje. Foi preciso que houvesse a grandeza de um Martin Luther King Jr. para despertar a consciência de uma nação no século passado. O que nos impede, neste novo século, de criar a comunidade amorosa de justiça, paz e amor pela qual King lutou e morreu? Em quais questões atuais a Igreja teima em estar do lado errado? Como King costumava dizer, a presença de injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar.
Houve um momento em que a graça e o poder desceram sobre grandes e imperfeitos líderes para que eles nos convencessem e lide rassem. No fim das contas, não foi o humanitarismo de King que me alcançou, nem seu exemplo de não-violência baseado em Gandhi, nem seus sacrifícios, por mais inspiradores que possam ser. Foi sua firmeza no evangelho de Cristo que finalmente deu-me consciência da trave que havia no meu olho e que me levou a atender à mensagem que ele estava proclamando. Terminei dando ouvidos a ele porque sempre ci tava Jesus. Nem sempre a Igreja entende - e pode levar séculos ou milênios para que seus olhos sejam abertos. Porém, quando isto acon tece, o amor e o perdão do próprio Deus fluem como um rio de águas vivas. Que triste foi perceber que, quando provei deste rio, King já estava morto.

"Como qualquer pessoa, desejo uma vida longa. A longevidade tem seu lugar. Mas não estou preocupado com isto agora. Quero apenas fazer a vontade de Deus. E ele me permitiu que eu subisse ao monte. Olhei lá de cima e pude contemplar a Terra Prometida. Pode ser que eu não entre lá com você, mas quero que você saiba esta noite que, como povo, nós entra remos na Terra Prometida. E por isso que estou feliz esta noite. Não estou preocupado com nada. Não temo homem algum. Meus olhos viram a glória do Senhor que vem."
(Extraído da última fala de King, na cidade de Memphis, na noite anterior a seu assassinato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário