quinta-feira, 16 de julho de 2015

FÉ EM DEUS!

A QUESTÃO FÉ EM DEUS!
Uma questão bíblica teológica
"É necessário considerar o seguinte, apenas a fé em Deus não é suficiente para alguém ser colocado debaixo da graça salvadora, pois esta não dispensa a fé no preço pago. E o preço foi pago por Jesus. Fe em Deus até o diabo tem, mas fé salvadora, somente quem crê que aquilo que Jesus sofreu na cruz foi em nosso lugar. Mas nós podemos resistir e não por fé nisso.

    A Deus só não se pode resistir apenas quando ele trata com as pessoas na sua soberana majestade, diretamente, sem meios. Por exemplo, no grande julgamento por ocasião do retorno de Cristo à Terra. Ninguém resistirá à ação divina que lá acontecerá (Mt 25.31-46). Quanto, porém, Deus se acerca das pessoas pelo uso de meios, como o Evangelho, sempre é possível uma resistência por parte delas.
 Convém não se propor a solucionar a questão, pois a ela não se chegará, visto que se trata de um mistério insondável, que a razão humana não deve nem consegue investigar. As Escrituras Sagradas ensinam duas verdades: 1a – os que se salvam, somente pela graça se salvam, sem nenhum mérito ou participação de sua parte; 2a – os que se perdem, somente por sua própria culpa se perdem. Até aqui vai nosso conhecimento, visto que ele brota da revelação divina sobre a questão. Tentar ir adiante disso, mesmo que nossa curiosa razão procure nos forçar a isso, não passará de tentativa inútil diante de um mistério que o Senhor Deus reservou para si próprio. Aqui, como também em tantas outras doutrinas, a fé fala mais alto e impede a razão de buscar resposta para aquilo que não está revelado. O que nos está revelado para nosso consolo, alegria e esperança é que, por meio da fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, nossa salvação está garantida, por isso não há razão para nos inquietarmos com dúvidas como, por exemplo, “serei um dos eleitos”? Encontramos uma das respostas mais definitivas e seguras para qualquer dúvida a tal respeito, nas palavras do apóstolo Paulo em Gl 3.26,27: Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. A garantia da nossa salvação não se encontra nas nossas boas obras, pois estas nem sempre são “boas” e quantas ações pecaminosas praticamos. Também não é achada nos nossos sentimentos, pois estes facilmente nos traem. Ela sempre está fora de nós e num único lugar: debaixo da cruz de Cristo, no Salvador que deixou pronta toda a nossa salvação."
Prof. Paulo Moisés Nerbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário