sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

SAO DEUSES OS QUE SE FAZEM COM AS MÃOS?


SÃO DEUSES OS QUE SE FAZEM COM AS MÃOS?

Interessante. A religião, a política e a economia costumam se misturar e esta é uma mistura explosiva. Todo mundo já sabe que religião não salva ninguém, religiosidade é sinônimo de radicalismo, intolerância e até fanatismo. Não fomos chamados a defender nenhuma religião e nem Deus, porque Ele é Deus e não precisa ser defendido, Ele mesmo responde por ofensas feitas à Sua Santidade.

Um exemplo bíblico da mistura de religião, política e economia aconteceu com Paulo na cidade de Éfeso. Imagine a cena: Paulo começou a pregar a salvação em Jesus e muita gente foi se convertendo. Estaria tudo bem não fosse um detalhe: a venda dos deuses feitos por mãos humanas começou a cair vertiginosamente.

Éfeso adorava a deusa romana Diana, a cidade vivia basicamente de “turismo religioso” e muitos artesãos ganhavam a vida confeccionando imagens dela, aí chegou Paulo falando que deuses feitos pelas mãos do homem não são deuses e as vendas começaram a despencar, deixando Demétrio e seus colegas no vermelho.

Paulo estava mexendo com o modo de vida dos efésios e por esta causa foi denunciado e levado à presença das autoridades locais. Observe que a denuncia contra Paulo nada tinha a ver com sua pregação acerca de Jesus, mas, sim, por causa do impacto de suas pregações na vida política e econômica em Éfeso.

A questão era política e não religiosa veja: “E bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos. E não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram.” (Atos 19:26-27).

O ponto chave do texto é: ídolos feitos pela mão do homem são deuses? Bom, se fossem Diana tomaria suas providencias contra Paulo e não precisaria da denuncia de Demétrio. Não, nenhuma imagem de escultura é deus e isso é básico na Bíblia desde os dez mandamentos: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”(Êxodo 20:4).

Não há hipótese de uma imagem de escultura deter algum poder, tudo não passa de pedra, gesso, madeira, ou prata e ouro. Veja a definição bíblica sobre deuses feitos pela mão do homem: “Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.” (Salmos 115:5-7). Viu só?



Só existe um único Deus e Ele mandou Seu Filho para morrer em nosso lugar, para nos resgatar do poder da morte e do pecado. Somente Jesus nasceu, morreu, ressuscitou e permanece vivo para sempre. 
Conclusão: Creia e reconheça Jesus como seu único Salvador, e não continue adorando ídolos, entre eles: seu dinheiro, sua inteligência, sua beleza, sua fama, etc, que nada podem fazer por você e nem por eles próprios.

Obs. - Mensagem do blog abaixo com conclusão adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário