quinta-feira, 20 de novembro de 2014

GALARDÃO! Quem não quer?

GALARDÃO

Não se busca, se recebe graciosamente!

(Reflexão sobre)

Palavra da Bíblia Sagrada

MT 6.1 "Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste."
6.3   Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita;
6.35   Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.

    A referência bíblica ao galardão quando se refere ao que se irá receber no céu tem objetivo único e específico: consolo evangélico.
Visa estimular o fiel a continuar fiel, mesmo diante das dificuldades, pois estas são passageiras e que a recompensa está no céu, na vida plena após a ressurreição. 
    Quando tomado como um direito ou alardeado, deixa de sê-lo, na concepção bíblica de evangelho, consolador e estimulador e estará anulando o sacrifício e a morte de Cristo em favor da humanidade. 
     De acordo com Jesus os que alardeiam seus bons procedimentos já recebem a recompensa, o reconhecimento e o louvor que é o galardão que buscam. 
     Galardoado, de acordo com Jesus, será aquele que proceder de tal forma que sua mão direita não sabe o que faz a esquerda, ou, depois de tudo de bom que tiver feito concluir: continuo sendo inútil. Significa que o galardão não se busca, é um presente, algo que se recebe sem ter feito nada com o objetivo para merecê-lo, por pura graça. 
    Na mesma linha a Bíblia nos orienta sobre nosso orar, deve ser discreto, sem ostentação: não em praça pública mas no lugar menos visível aos que nos observam.
    Será que diante dessas colocações ainda podem ter razão aqueles que entendem que para exemplo, para testemunho, podemos e devemos visibilizar nossos bons atos e nossas orações? 
    Menciona-se para justificar e exemplificar: que os ovos de galinha são mais consumidos por que estas cacarejam depois que os põem, o que não acontece com as patas e por isso seus ovos, mesmo mais nutritivos, não são utilizados. 
     Igualmente este olhar e esta compreensão sobre o galardão, depõe contra a teologia da prosperidade. Mesmo sendo filhos do dono do mundo, não temos o direito de esperar, muito menos de exigir Dele bens materiais, saúde ou outras benesses.    
     Exemplos devem falar por si, sem terem esse objetivo explícito, como se quisesse dizer, olha pra mim. 
     E testemunho é dado pelo fato de termos sido persuadidos para tal pela gratidão que sentimos por termos sido tão agraciados pela bondade e misericórdia divinas. 
     Podemos lutar para o nosso bem  mas, podemos e devemos lutar especialmente para o bem do próximo e pedir a benção de nosso Pai Celestial para ele, pois, agindo assim estaremos seguindo e imitando o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que mesmo sendo santo e justo, tanto nos amou e ama que tomou sobre si os nossos pecados e nossa culpa, sofrendo e morrendo.
     Literalmente, abrindo mão de sua própria vida, para conquistar a vida plena e eterna para nós.
     Faria alguma diferença em nosso mundo, se pelo menos, os cristãos raciocinassem e agissem assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário