segunda-feira, 11 de agosto de 2014

GANÂNCIA E CAPITALISMO


GANÂNCIA E CAPITALISMO

Egon Starosky - 17/03/2014

Reflexão após ler CAPITAL DESTRÓI RAÇA HUMANA:

Excluindo  o ateísmo e a presunção de fundar uma nova humanidade,  será que pode-se encontrar idéias úteis no marxismo/comunismo? Antes de nos posicionarmos e responder seria oportuno pensar e estudar.
E o capitalismo, o que dizer ou pensar quando se ouve, um não marxista/comunista afirmar "o capitalismo é a maior ameaça que o mundo já enfrentou". (Paul Craig Roberts) Quando também afirma:
"O capitalismo levou a ganância a um patamar de força determinante da história."


Ganância a um patamar de força determinante da história!  Não é ela que está agora presente e determinando a ação americana e européia na Ucrânia? e da mesma forma, a americana, na Venezuela?
Perverso e iníquo é "socializar custos e privatizar lucros". É só refletir um pouco e se conclui que não existe possibilidade de se coadunar com os princípios bíblicos, reler os profetas menores e os ensinamentos de Jesus nos mostram isso, e especificamente as palavras de Jesus no evangelho de Mateus (24 e 25) deveriam fazer-nos temer e tremer.
Tantas vezes nos desculpamos dizendo ser impossível atender tantos pobres em torno de nós. E não raras vezes até entre cristãos existe, para aquele que se engaja em favor deles, um ácido, sarcástico, perverso e iníquo conselho: se você tem tanta pena deles por que não os leva para sua casa? Há sim um engajamento no idealismo capitalista, mas para buscar e acumular riquezas e a viver o mais feliz e confortável possível, a exemplo dos poderosos do capital em detrimento da miséria das multidões. Não é sem razão, que se torna tão urgentemente necessário sermos duramente admoestados a de fato exercermos nossa fé na ação cristã, para que o Senhor não tenha que suscitar somente entre os não cristãos aqueles que lutam e se engajam em favor daqueles que são ultrajados em seus direitos e desprezados em suas necessidades.  Torna-se para o cristão um paradoxo juntar suas mãos em alegria para agradecer pelo pão, a saúde e o bem estar de cada dia esquecendo do seu semelhante que chafurda na miséria e na pobreza. É urgente lembrar do apóstolo Tiago sobre o despedir o necessitado com a palavra da benção mas com as mãos e o estômago vazio.
Diante dessas referências continuar pensando e afirmando de que uma política social, como o bolsa família ou outra, é uma forma de criar mais vagabundos, é com certeza uma prova de que já se optou pelo capitalismo iníquo e perverso e pelo continuar satanizando todo e qualquer socialismo ou tendência de esquerda que se empenha em favor de todos e não compactue com os favorecidos.
O que incomoda é ver boa parte dos cristãos posicionarem-se com tanta gana e ódio contra  o comunismo e o socialismo e somente enxergar os seus defeitos, enquanto vivem, admiram e seguem ideologia tão ou mais perversa como o capitalismo.  É quase de se questionar: suposta fé cristã não seria mais apropriadamente denominada de fé na ideologia capitalista do que fé em Cristo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário