“O Senhor deu leis ao povo de Israel e mandamentos aos descendentes de Jacó. Ordenou aos nossos antepassados que ensinassem essas leis aos seus filhos para que os seus descendentes as aprendessem, e eles, por sua vez, as ensinassem aos seus filhos” (Sl 78.5-6).

Quando se fala do livro dos Salmos, muitas pessoas pensam que todos foram escritos pelo rei Davi. Mas, ao lermos o Salmo 78, por exemplo, percebemos que ele é de autoria de Asafe. Segundo alguns intérpretes da Bíblia, ele foi um dos cantores levitas que o rei Davi colocou na regência da música e do canto diante do tabernáculo que fora construído antes do templo de Salomão e que abrigava a Arca da Aliança (1Cr 6.31-44). Aliás, Asafe compôs 12 dos salmos registrados na Bíblia.
Nos primeiros quatro versículos do Salmo 78, Asafe ordena a Israel para que preste atenção no que lhe ensinaria sobre o poder e os feitos de Deus. Já nos versículos 5 e 6 ele fala que os seus antepassados receberam a ordem de ensinar os mandamentos aos seus descendentes, e que estes deveriam fazê-lo sucessivamente.
Ensinar aos filhos as leis divinas, eis aí algo que pais podem e devem fazer ainda hoje. É uma pena que, muitas vezes, pais cristãos ensinam aos filhos um monte de coisas, mas esquecem de ensinar-lhes a Palavra de Deus. Fica aqui a nossa sugestão: procure achar um tempinho hoje para repassar um dos mandamentos divinos com os seus familiares ou a sós. Se precisar de ajuda, consulte o Catecismo Menor de Lutero. E amanhã, se possível continue. Conte aos seus familiares sobre o perdão em Cristo.
Assim, eles lembrarão sempre do Salvador Jesus, do seu exemplo de amor e do que ele fez por nós.
Oremos: Senhor, te agradecemos pelos pais que têm se dedicado ao ensino de tua lei aos filhos. Pedimos-te, move um número cada vez maior de pais a fazê-lo para o bem dos seus filhos e das futuras gerações. Amém.
Egon Martim Seibert