quinta-feira, 9 de outubro de 2014

IRRITAR


Conselho especial para pais cristaos!

Os pais não devem irritar os filhos

“Pais, não tratem seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem cria-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos” (Ef 6.4).
  
Certa noite um grupo de alunos destruiu o pavilhão de ginástica de sua escola. Um dos líderes do grupo, no entanto, se converteu a Cristo e chegou à conclusão de que deveria confessar ao diretor da escola a autoria do quebra-quebra. Isso o expunha ao perigo de ser expulso poucos dias antes de sua formatura. Depois de fazer a confissão, o diretor permaneceu calado durante alguns minutos.
Finalmente disse: “Estou alegre com essa mudança em sua vida e não gostaria de interferir nela aplicando algum tipo de castigo”.
É sempre muito importante tratar cada caso de indisciplina com compreensão e amor, e não simplesmente xingando a vítima com palavras ofensivas e pancadarias. Violência ou punições desmedidas nem sempre surtem efeito. Citemos apenas o caso de um doente terminal que criticou amargamente a severa ecucação religiosa recebida em casa. Seu pai costumava espancá-lo e o pastor o colocou na frente da classe de confirmandos, chamando-o de bobo porque não sabia recitar os Dez Mandamentos de cor. O pastor que o visitava no hospital falou-lhe do grande amor de Deus e do Salvador Jesus, que o fez dizer emocionado: “É maravilhoso esse Deus. Quando receber alta do hospital, vou frequentar seus cultos”.
Existe um dito famoso que diz: “O ódio gera o ódio. Somente o amor constrói para a eternidade”. Esse lema deveria ser de todos os pais e dirigentes do mundo. No entanto, esse amor deve ser um fruto da fé em Jesus. “Quem ama não é grosseiro nem egoísta… Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo (1Co 13.6). Quem ama cria os filhos com a disciplina e os ensinamentos cristãos.
Oremos: Senhor Jesus, faze de mim um educador consciente da responsabilidade que tenho sobre meus filhos. Que eu cumpra esta tarefa com amor e compaixão. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário