sexta-feira, 31 de outubro de 2014

VIVER ETERNAMENTE?

Unicamente pela fé

horaluterana.org.br
31 de outubro de 2014 – Reforma Protestante
Texto: Romanos 3.19-28
“Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que crêem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas” (Rm 3.22).

Como posso ser salvo? Essa pergunta foi crucial na época do movimento da Reforma do século 16. A resposta a essa pergunta é o que faz a diferença entre céu e inferno. Podemos formular essa pergunta de outra forma: Em que você põe sua confiança para ser salvo?

A Bíblia indica dois caminhos. Um deles se tornou impossível para nós. Esse caminho é chamado o “caminho das obras”, ou seja, se você quer se salvar, você precisa ser perfeito, não pode cometer nenhum pecado. Ele é impossível porque a própria Bíblia diz que nenhum ser humano é perfeito. Mesmo assim, existem pessoas que pensam que podem alcançar a salvação por este meio. Corremos esse risco quando pensamos que vamos para o céu porque fizemos isto ou aquilo ou quando deixamos de fazer alguma coisa ruim. O problema desse meio de salvação é que nunca saberemos se fizemos o suficiente para a nossa salvação.
O outro caminho é o caminho da fé em Jesus Cristo. Como é este caminho? Deus sabia que nenhum ser humano se salvaria se dependesse dos próprios esforços. Então, por amor à humanidade, ele decidiu que seu Filho Jesus Cristo viria e pagaria pela nossa salvação. Esse preço foi muito alto. Custou a própria vida de Jesus. Agora, quando alguém aceita esse sacrifício feito por Jesus, Deus lhe perdoa todos os pecados e, assim, ele tem a perfeição necessária para entrar no céu. Esse é o caminho da certeza, pois é oferecido e garantido pelo próprio Deus. O apóstolo Paulo escreve: “Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que crêem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas… Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus pela fé e não por fazer o que a lei manda” (Rm 3.22,28).
Oremos: Obrigado, Senhor, porque fizeste tudo o que precisamos para a nossa salvação. Que a fé em Jesus more em nosso coração. Amém.


Albino Ariberto Nerling

Nenhum comentário:

Postar um comentário